Foram dois anos em que construímos "saberes", que ao longo da vida, vão com certeza estar presentes em cada uma de nós!... Hoje, fechou-se um ciclo!... outro começa!... O nosso tema central foram as crianças, por isso não podemos deixar de lembrar, que o dia 1 de JUNHO é o "DIA MUNDIAL DA CRIANÇA"! e, assim...não podia ser escolhido melhor dia para o início do estágio!!...
Esta semana voltamos a abordar a Área da Expressões e Comunicação. Dando maior destaque ao domínio das expressões: motora, dramática, musical e plástica. Concluímos os nossos fantoches feitos de embalagens de sumos, tampas de garrafas, jornais, lãs, papéis, que ficaram com este aspecto...
A partir do conto "A Greve do Alfabeto", realizamos as actividades de expressão plástica. Cada uma de nós, escolheu a letra do seu nome para realizar a ilustração.
Durante as aulas de ACJI realizamos trabalhos individuais relacionados com os seguintes temas: "Como ler com as crianças pequenas"- " Ler em família" - "Boas razões para utilizar a biblioteca" - "Os livros e a sua importância no desenvolvimento das crianças". Lemos vários desdobráveis do Plano Nacional de Leitura...
O dia 5 de Maio é o "Dia da Língua Portuguesa e da Cultura", data comemorada pelos países da CPLP, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Durante a aula de ATL, podemos ter contactos com materiais desses países, vimos um livro infantil, cuja história foi escrita em Moçambique e o "Boneco de Ataúro" de Timor-Leste.
...como não fomos à Biblioteca, veio a Biblioteca até nós! Fizemos uma interpretação plástica do livro "Alice no País das Maravilhas". Hoje apresentamos um desenho do "Gato" feito pela Sara... ...os outros ficam para a próxima...
Hoje, realizamos uma leitura em roda! Lemos uma adaptação a partir de um conto de H. C. Andersen, "O fato novo de rei" com texto de Xosé Ballesteros e ilustração de João Caetano, editado pela Kalandraka. Observamos a beleza das ilustrações de técnica mista, com texturas e relevos. A temática do livro é a inocência da infância, a falsidade, a tirania. A idade recomendada para este livro é a partir dos 7 anos de idade.
Hoje, durante a aula da ACJI, escrevemos poemas e fizemos postais dedicados à mãe. Vimos o livro infantil "Coração de mãe" e soubemos um pouco sobre a história da comemoração desta data ao longo dos tempos e em particular em Portugal.
A Ana Borges escreveu um poema dedicada à sua mãe:
Se existisse uma palavra para te definir, seria PERFEIÇÃO.
És a melhor mãe do mundo, és a mulher do meu coração!
Não te posso perder! Quero-te p´ra sempre comigo. Obrigada por tudo! És o meu porto de abrigo.
"Nequinhas" acabou de chegar este convite dirigido especialmente para vocês!... É o lançamento do livro "Matilde Rosa Araújo: um olhar de menina", com texto de Adélia Carvalho e Ilustração de Marta Madureira.
Ontem, realizamos a visita de estudo ao "Portugal dos Pequenitos", com a professora de ACJI. Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos" é desde 8 de Junho de 1940, data da sua inauguração, um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à criança. Foi idealizado por Bissaya Barreto, foi projectado pelo arquitecto Cassiano Branco. O parque reflecte de forma pormenorizada e numa escala reduzida uma vasta gama de elementos sobre a arquitectura e História de Portugal. Integrado no parque funciona um Jardim de Infância.
A visita de estudo é a estratégia que mais motiva o aluno, porque constitui uma saída do espaço escolar. Além de envolver uma componente lúdica, também beneficia as relações interpessoais professor-aluno A visita é muito mais que um passeio, constitui um momento único de aprendizagem, que favorece a aquisição de conhecimentos.
Esta semana, optamos por visitar "Portugal dos Pequeninos", conhecer um espaço destinado às crianças, aprender um pouco da História de Portugal e também, podermos usufruir da companhia das colegas e da professora num espaço externo à escola.
Hoje, dia 23 de Abril é o "Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor" e para comemorar este dia, fizemos uma visita à Biblioteca da Escola e cada uma escolheu um livro para ler.
Ler é muito importante!
AS crianças que ouvem ler em VOZ ALTA e conversam sobre livros: . Interessam-se pela escola . Gostam de aprender . Aprendem a ler mais depressa . Desenvolve-se melhor . Tornam-se geralmente bons alunos.
Encoraje a criança a requisitar livros na biblioteca escolar para ler sozinha ou em família.
Vá com as crianças à biblioteca pública!
Nas livrarias, feiras de livros e supermercados deixe a criança folhear e escolher livros!
A leitura acalma! A leitura estimula a inteligência! A leitura dá prazer!
OS LIVROS SÃO IMPORTANTES NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS.
Durante as aulas de ACJI confeccionamos bonecas em tecido, utilizamos lãs, linhas e missangas. Hoje ficaram prontas as nossa BoNECAS "todas iguais e todas diferentes"!
O "Dia Internacional dos Monumentos e Sítios" foi criado em 18 de Abril de 1982 pelos ICOMOS (International Council on Monuments and Sites) e aprovado pela UNESCO. Esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e sensibilizar para a necessidade de o proteger e conservar.
Começou o 3º Período e estamos de volta com mais jogos para crianças. Hoje, durante a aula de ATL realizamos "puzzles" com a temática de um livro infantil. Aproveitando cartazes, recortamos em peças mais pequenas e montamos em conjunto os "puzzles". Conclusão: peças muito pequenas com este tipo de desenhos, tornam o jogo bastante difícil.
O dia 2 de Abril é a data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen e a International Board on Books for Young (IBBY), assinala todos os anos, no dia 2 de Abril, o "Dia Internacional do Livro Infantil", convidando uma personalidade a produzir um texto ilustrado de incentivo à leitura. Este ano, foi convidado o escritor espanhol Eliacer Cansino.
MENSAGEM do Dia Internacional do Livro Infantil
Um livro espera-te.Procura-o.
Era uma vez um barquinho pequenino que não sabia, não podia navegar.
Passaram uma, duas, três, quatro, cinco semanas e aquele barquinho navegou.
Antes de aprender a ler aprende-se a brincar. E a cantar. Eu e os meninos da minha terra entoávamos esta cantiga quando não sabíamos ler. (...)
(...)
É por isso que não esperes mais, estende a tua mão, pega num livro, abre-o, lê: descobrirás, como na cantiga da minha infância, que não há barco, por pequeno que seja, que em pouco tempo não aprenda a navegar.
A pensar na Páscoa, já realizamos os nossos "Ovos". O processo foi muito simples: desenhamos na cartolina formas de ovos, recortamos e decoramos a nosso gosto. Podemos pintar, fazer colagens... Eis uma maneira fácil, das crianças fazerem os seus "ovinhos".
Hoje, realizamos uma visita de estudo a um "espaço" concebido para o público infantil e juvenil - Livraria Papa-Livros. Nesse local, está patente uma "Exposição de Ilustração" de Evelina Oliveira, cujo trabalho como ilustradora de livros para crianças é bastante conhecido. Conhecemos e conversamos com a autora do "Livro dos Medos", Adélia Carvalho.
Para esta visita realizamos uma "prenda" para oferecer a escritora, que podemos ver na imagem de cima.
Visitado o espaço, lemos livros de literatura infanto-juvenil, experimentamos materiais de animação infantil e participamos em duas histórias contadas por Adélia Carvalho. Tivemos oportunidade de contactar com a autora do "Livro dos Medos" e conhecer uma livraria dedicada exclusivamente ao público infanto-juvenil. FOI MUITO INTERESSANTE!...
8 de Março - Dia Mundial da Mulher 15 de Março - Dia Mundial do Consumidor 19 de Março - Dia do PAI 20 de Março - Primavera - Dia Internacional dos Contadores de histórias 21 de Março - Dia Mundial da Poesia - Dia Internacional da Árvore e da Floresta 22 de Março - Dia mundial da Água 23 de Março - Dia da Meteorologia 26 de Março - Dia do Livro Português 27 de Março - Dia Mundial do Teatro
Normalmente, este dia é comemorado nas Creches, Jardins de Infância e ATLs, com uma série de actividades, cujo objectivo é homenagear a figura paterna. São realizadas festas, "prendinhas" feitas pelas próprias crianças. Nós escrevemos poemas da nossa autoria. Aqui fica um deles!
PAI
Se o "para sempre" existir, eu quero vivê-lo contigo. Faço tudo, para te ver sorrir, és o meu melhor amigo!
És o melhor pai do mundo, ninguém te substitui. És o dono do meu coração,
Temos vindo a conhecer uma série de jogos tradicionais, uns podemos jogar individualmente, outros são para jogar em grupo. Hoje, apresentamos "Par ou Ímpar", conhecido em Portugal e em outras partes do mundo.
Número de jogadores: dois. Material: uns quantos objectos pequenos.
1- Um jogador esconde na mão um determinado número de pequenos objectos e diz: par ou ímpar? 2- Quando o outro responde, contam-se os objectos.
Variante: Outra forma de jogar, pode ser fechando um número de dedos da mão, ao mesmo tempo que dizem: par ou ímpar? Quem acertar, ganha.
Ler e contar históriasno Jardim de Infância, são actividades que potenciam as crianças como futuros leitores.
* As histórias contribuem para o gosto pela leitura e também enriquecem o vocabulário infantil.
Foi apresentado o livro "O PATINHO FEIO", numa edição especial para crianças com necessidades educativas especiais e que poderá, servir de material de apoio para a educação pré-escolar.
Uma das técnicas de pintura realizadas esta semana, foi a "pintura soprada". Espalhamos pelo papel, pingos de tinta de cores diferentes e com uma palhinha sopramos a tinta.
Durante as aulas de ATL, construimos "Mikados" com espetos de churrasco. "Mikado" é um jogo proveniente do Oriente, que exige mãos firmes, muita calma e paciência.
Este jogo consiste em retirar varetas de um monte, sem que as outras se movam. Cada cor tem uma pontuação diferente. O vencedor será aquele que conquistar mais pontos.
Hoje, convidamos para o nosso blogue o professor João Almeida de A.C.D. Ao longo do mês de Janeiro, nas aulas de Assistência a Crianças no Domicílio, as "Necas" estudaram técnicas de primeiros socorros para os acidentes mais comuns em crianças. No final, elaboraram quadros resumos que apresentamos.
Era uma vez um menino, que se chamava Arlequim e vivia numa cidade chamada Veneza. Conta a lenda... que nessa cidade vivia uma Condessa muito rica e todos os anos, no Carnaval, organizava um baile de máscaras. A Condessa fazia uma única exigência: tinham de se apresentar mascarados. E, durante a festa era sempre premiado, aquele que levava o melhor fato. Então, em todas as casas de Veneza, as mães esforçavam-se por fazer os mais belos fatos de máscaras. Só Arlequim não iria ao baile, por ser muito pobre e sua mãe não lhe poder fazer o traje. Os amigos, vendo-o tão triste, resolveram dar os bocadinhos de tecido que sobraram dos seus fatos. E, com eles, a mãe de Arlequim conseguiu fazer uma linda fantasia, cozendo os bocadinhos em losangos todos iguais. E, conta a lenda que foi precisamente Arlequim, que ganhou o prémio por ter o fato mais vistoso e original. E quando a Condessa lhe perguntou como é que ele, sendo tão pobre, tinha arranjado tão lindo traje, ele respondeu: - O meu fato foi feito com a bondade dos meus amigos e o coração da minha mãe.
Hoje assistimos ao desfile e ao concurso de máscaras de Carnaval. Foi interessante ver o entusiasmo e a alegria dos mais novos. Parabéns pelas "fantasias" e pelas máscaras muito originais! BOM CARNAVAL a todos!
Hoje apresentamos uma música de CARNAVAL para os mais pequenos!
"OS TRÊS PALHACINHOS"
Os três palhacinhos cantando lá vão pela estrada fora até ao portão. Batem à porta pois querem entrar, vem de lá o cão e põe-se a ladrar. Au-au faz o cão, miau faz o gato, piu-piu o passarinho, quá-quá faz o pato. Os três palhacinhos, não querem fazer mal, só querem brincar, porque é CARNAVAL!
... A grande surpresa eram os "bonecos das preocupações"!!!!... Lemos o livro "AS PREOCUPAÇÕES DE BILLY" e ficamos a conhecer a lenda desses "bonecos". Fizemos os nossos "muñecos quitapenas" ou "worry dolls", que ficaram idênticos aos originais da Guatemala. Aqui estão os nossos "bonecos das preocupações", com os originais à mistura e pouco se nota a diferança!?!?...
Ontem terminamos as máscaras com papel de jornal e fizemos outras em cartolinas.O resultado foi interessante!... Finalmente, a Professora mostrou a surpresa que vinha a falar desde a semana passada!
No dia 30 de Janeiro celebra-se em todo o país o "Dia Escolar da Não-Violência e da Paz". Esta iniciativa, foi levada avante pelo pedagogo e poeta espanhol Llorenç Vidal a partir de 1964. Nesta data, dia da morte de Mahatma Gandhi, procura-se junto das escolas e de todos, sensibilizar para a tolerância, a solidariedade e o respeito por todos.
Deixamos um poema de Esteve Alcolea:
Não importa se és menino ou menina, se és branca ou negra, se entendes bem a minha língua e eu a tua. Não importa onde nasceste. Não importa se temos crenças diferentes. Nada disso importa, porque vamos prestar atenção às nossas diferenças. Porque fomos chamados a viver juntos e a entender-nos. Dá-me a tua mão. Havemos de entender-nos.
Hoje fomos à "Festa do Livro" na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, na Avenida da Boavista - Porto. O objectivo foi visitar a feira e adquirir alguns livros para os mais novos, também aproveitamos para ver uma "exposição" de ilustrações de alguns livros para crianças. Compramos seis livros infantis, que vamos enviar para Timor. Tivemos em conta, a história, o vocabulário utilizado, a ilustração, a resistência das folhas e o peso de cada livro, porque temos de os enviar pelo correio para Timor. Esta "Festa do Livro" pode ser visitada até dia 30 de Janeiro.
Começamos a fazer as máscaras, com jornais, papéis e cola branca. O processo é demorado, requer a secagem das camadas anteriores. Esta maneira de fazer máscaras é muito simples, tanto podemos realizar com as crianças mais novas de JI, como com as mais velhinhas de ATL.
Já temos um novo armário, num pavilhão antigo! Esta semana decoramos as capas dos nossos "portefólios" e reestruturamos a organização dos mesmos. Estamos a planificar as próximas actividades...
Iniciamos o 2º período, dando seguimento ao nosso "Projecto de Solidariedade"! Reunimos o contributo de todos e vamos avançar para as etapas seguintes. OBRIGADA, mais uma vez!...
" Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, que sempre que o Homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança"
António Gedeão
Digo-te porque gosto de ti... (Texto cedido pela Ana)
Eu digo que te ajudo porque gosto de ti! Eu digo que te apoio porque gosto de ti! Eu digo que te dou um abraço porque gosto de ti! Eu limpo-te as lágrimas porque gosto de ti! Eu conto-te histórias antes de dormir porque gosto de ti! Eu ajude-te a esquecer os medos porque gosto de ti! Eu faço-te rir porque gosto de ti! Eu digo gosto de ti porque realmente eu gosto de ti! Quando eu digo eu gosto de ti não digo por dizer Eu digo porque o sinto ficas já a saber! Não te conto histórias lindas só para adormeceres Eu conto histórias lindas para um bom sono teres! Eu não te digo para ajudares só por dizer Digo para ajudares porque vais ficar feliz depois de o fazeres! Não digo para sorrires só para te fazer rir Eu digo para sorrires porque tens um sorriso lindo Acredita eu não estou a mentir! Eu não te canto baixinho Só para me ouvires Eu canto baixinho para tu me repetires, porque os amigos fazem isso, E, eu quero que tu me ensines como eu te ensinei! Os amigos são um tesouro por isso guarda-os bem Os amigos são como ouro Na tua idade eu era assim Uma menina divertida Mas, queria crescer para começar a aprender a contar 1+1 e saber ler Mas, agora que sou crescida queria ser assim : Acredita, que eu gosto de ti...
As crianças aprendem o que vivem
Se uma criança vive sendo criticada, aprende a condenar. Se uma criança vive com hostilidade, aprende a agredir. Se uma criança vive envergonhada, aprende a sentir-se culpada. Se uma criança vive com tolerância, aprende a confiar. Se uma criança vive valorizada, aprende a valorizar. Se uma criança vive com igualdade, aprende a ser justa. Se uma criança vive com segurança, aprende a ter fé. Se uma criança vive com compreensão, aprende a acreditar em si própria. Se uma criança vive com amizade e carinho, aprende a encontrar o amor no mundo.
Profª Linda Castelo-Grande - (ACJI E ATL - alunas:
Ana - Joana - Patrícia - Raquel - Sara - Sílvia - Vânia - Vera)
Pode acompanhar o novo blogue para Pré-Escolar pueri-pueri.blogspot.com